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quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Crise de ansiedade

Hoje eu tive um ATAQUE DE ANSIEDADE, durante a prova de filosofia, a prova até que tava facil mas eu nao conseguia pensar em nada, não saia nenhum pensamento, todos começaram a produzir seus textos e eu não conseguia escrever nenhuma linha. e derrepente eu comecei a me dessesperar e chorar, mas antes que alguem percebesse eu sai da sala e fui até ao banheiro pra poder me recuperar, eu respirei bem fundo e fui enfrentar minha prova, eu sabia do assunto mas não conseguia criar uma linha de raciocínio. depois de me acalmar, encontrei meu caminho comecei a escrever mas foi horrível essa experiência, como eu já havia passado por isso antes consegui me controlar, diferente de uma amiga de classe que passou pelo mesmo problema e nao consegui realizar a prova : /

  • Como tratar a ansiedade: Exercícios para controle da ansiedade aguda:
A.C.A.L.M.E.S.E, que designa os 8 passos para controlar a crise:

1. Aceite sua ansiedade: trata-se de uma reação ao estresse, que não mata!
2. Contemple o mundo exterior: distraia-se, preste atenção a outra coisa fora de você, leia, cuide de uma planta, conte “ladrilhos”, etc…
3. Aja com a ansiedade, não deixe de fazer o que tem a fazer.
4. Libere o ar de seus pulmões: respire calma e profundamente, para que você tenha bastante oxigênio, seu coração bata mais lentamente, as sensações fisiológicas de calor, sudorese, falta-de-ar, formigamento, tonteira, etc., passem aos poucos. Em geral, uma série de 16 (dezesseis) sequências de inspiração-expiração bem profundas e lentas são suficientes para, em 01 minuto, debelar a sensação de desconforto.
5. Mantenha os passos anteriores: consciência de si, controle da respiração…
6. Examine bem o conteúdo de seus pensamentos catastróficos: que prova você tem de que tudo de ruim e trágico vai mesmo acontecer? Você não está exagerando o mal-estar? Você tem consciência de como está, neste momento, sua respiração? (Quanto mais angustiada uma pessoa, mais insuficiente a respiração. Aqui, vale o inverso: Quanto pior a sua respiração, pior a sensação física de desconforto, medo, etc…). Reconheça sua capacidade de se auto-controlar.
7. Sorria, você está conseguindo!!! Até já conseguiu!
8. Espere o melhor: na medida em que você se exercitar dessa forma, as crises serão menos ameaçadoras. Com a ajuda do seu médico/terapeuta, as crises vão sendo controladas. Se for necessário, o médico lhe receitará algum medicamento.
Portanto: A C A L M E – S E !

beijinhos !



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